Saúde
Para falar sobre a saúde da mulher
Podcast Ginecologicamente Falando busca expandir informações de forma simples e com fácil acesso
Carlos Queiroz -
Um projeto do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Famed-UFPel) está em busca de levar informações de maneira descontraída e de fácil entendimento sobre a saúde da mulher. O podcast Ginecologicamente Falando já conta com 50 episódios e oferece conversas com profissionais sobre assuntos como gravidez e doenças ligadas ao sistema reprodutor feminino, entre outros. O recurso está disponível em todas as plataformas digitais.
Uma volta ao passado, com um toque de atualidade e tecnologia, serve como definição para como tudo começou. A inspiração vem de 26 anos atrás, quando o professor de Ginecologia e Obstetrícia da UFPel, Guilherme Bicca, preparava-se para as provas da graduação. "Tinha um método de estudos de gravar perguntas e respostas e depois ouvir essas gravações com o walkman. Creio que era o avô dos podcasts em uma época que o celular ainda engatinhava", brinca.
Com o advento das plataformas de streaming e a criação do podcast, houve a possibilidade de repaginar o método de estudos e estender a informação para além do ambiente acadêmico, proporcionando conhecimento em saúde ao público em geral. Estudante e coordenador do projeto, Thales Moura afirma que, além de oferecer a oportunidade de novas experiências aos acadêmicos de Medicina, o principal objetivo é levar atualizações sobre os principais temas que envolvem a saúde feminina. O podcast busca também traduzir termos técnicos e reproduzir as informações com um linguajar de fácil acesso.
Temas como prevenção do câncer, pré-natal e parto, vida saudável, endometriose e anticoncepção estão nos episódios já publicados. "Há pouco gravamos um assunto de grande relevância social, aspectos legais do aborto, assunto que contempla a saúde pública e também perpassa sobre a violência contra a mulher, porque é impossível falar sobre aborto e desvincular os abusos sofridos pelas mulheres em nosso país", conta Moura.
Alguns feedbacks já chegaram aos nove alunos colaboradores, todos da Famed. Dentre eles, o de uma mulher, de 37 anos, que sofre de endometriose e compartilhou com o grupo sobre a falta de informações sobre o tema durante a adolescência, época em que os sintomas começaram a se manifestar. "Outro bom exemplo foi sobre o episódio de vacinação contra a Covid-19 em gestantes, no qual tivemos bons retornos de mulheres que ficaram tranquilas em saber que poderiam, sim, tomar a vacina. Esperamos que o nosso projeto de extensão possa crescer e ajudar mais as pessoas".
Os episódios são publicados semanalmente com diversos profissionais renomados da região e de todo o país. Os conteúdos estão disponíveis nas plataformas Spoted, Spotify, Google Podcast, Apple Podcast entre outros, basta procurar por "Ginecologicamente Falando". Outras informações podem ser acessadas no Instagram do projeto, @ginecologicamentefalando.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário